Porsche compra 10 por cento da empresa croata Rimac

Poucos dias depois de ter anunciado o nome do seu primeiro automóvel totalmente eléctrico, o Taycan, a Porsche acaba de confirmar que adquiriu 10 por cento das acções da Rimac Automobili, pequena fabricante que "deu nas vistas" com o Concept One, um hiperdesportivo eléctrico com 1224 cv de potência.

Mas não pense que esta empresa croata se dedica em exclusivo à produção de automóveis de edição limitada. A Rimac nasceu no final da década passada na garagem do seu fundador, Mate Rimac, com a transformação de um BMW Série 3 E30 para eléctrico. Agora, menos de 10 anos depois, a Rimac afirmou-se como uma empresa que desenha e fabrica automóveis eléctricos e como uma empresa que desenvolve software e produz vários componentes.

Entre os principais clientes da divisão de componentes eléctricos da Rimac encontramos marcas como a Koenigsegg, a Jaguar, a Aston Martin e até a Renault. Desde "pacotes" de baterias até eixos motrizes, a Rimac há muito que se afirmou no mercado dos fornecedores.

No que a automóveis diz respeito, a Rimac já conta com duas "bombas no seu catálogo: Concept One e C-Two, sendo que este último foi apresentado na última edição do Salão Automóvel de Genebra e conta com quatro motores eléctricos que o levam aos 1926 cv de potência!

Não é, por isso, de estranhar este investimento da Porsche na empresa croata. Porém, não foi tornado público o valor desta aquisição nem o nível a que ambas as marcas vão cooperar. Contudo, importa destacar que a fabricante de Estugarda está empenhada na mobilidade eléctrica e o Porsche Taycan é só o primeiro de vários modelos electrificados.

Em destaque